Palestra: Saúde do homem no canteiro de obras do HGRS
21 de novembro de 20190 visualizações

Cerca de cem operários que trabalham nas obras em curso no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) assistiram, nesta quarta-feira (20), a uma palestra sobre saúde do homem, em atenção à campanha Novembro Azul. O médico Osvaldo Oliveira Lima Neto – residente de urologia na instituição – foi quem conduziu o encontro, promovido em parceria com a equipe de enfermagem da enfermaria 1C (voltada para, entre outras especialidades, urologia e coloproctologia).
Os operários aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas sobre quando realizar os exames de PSA – procedimento que mede a concentração de antígenos específicos da próstata, daí a sigla PSA, que é tradução de Prostate-Specific Antigens – e de toque. “Eles fizeram diversos questionamentos, queriam entender, por exemplo, porque sempre é preciso fazer os dois exames. Mas não foi só uma palestra, com orientação e apresentação de dados, a gente também conseguiu encaminhá-los para atendimento”, conta Osvaldo Neto, que completa: “eram homens com 30 a 70 anos de idade e identifiquei que um de 35 anos já tinha indicação para fazer investigação de câncer de próstata, devido ao histórico familiar dele”.
A atividade aconteceu em meio às obras do novo refeitório e cozinha do HGRS. A pedido dos operários, o médico foi até eles. “Foi um público extremamente interessado e não teve espaço para as brincadeiras que costumam cercar o tema. Eles já sabem que o assunto é sério e que, por descuido, a população masculina morre mais que a feminina”, lembra Neto.
Para o diretor-geral do HGRS, o médico anestesiologista José Admirço, tão importante quanto oferecer assistência qualificada ao paciente é cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores – cerca de cinco mil: “o Hospital Geral Roberto Santos é do tamanho ou maior do que algumas cidades. Nós nos tratamos como família e, durante todo o ano, pensamos em como promover ações voltadas especificamente para o público interno. Temos o Siast [Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador], que oferece atividades como sessões de ginástica laboral, massoterapia, reiki e reflexologia, apresentação de poesias e palestras. Entendemos a importância de falarmos que a saúde do homem precisa ser prioridade durante todo o ano, mas o Novembro Azul é uma ótima oportunidade para reforçar a causa”.
CLIQUE AQUI PARA LER MAIS
Fonte: Ascom HGRS / Site da Secretaria de Saúde da Bahia.
