Acordo salarial

Os presidentes do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), João Cláudio Robusti, da Feticom (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo), Emilio Alves Ferreira, e de 28 sindicatos de trabalhadores do interior do estado, assinaram Convenção Coletiva de Trabalho no dia 16.

Pelo acordo, os salários têm reajuste de 8,51% desde 1º de maio. O salário normativo aumentou para R$ 628,10 por mês ou R$ 2,855 por hora, para 220 horas mensais. O vale-refeição passou a ser de R$ 10. Alternativamente, as empresas poderão conceder cestas básicas, que passou para 30 quilos, com acréscimo de vários produtos.

As demais disposições da convenção coletiva firmada em 2007 continuam em vigor, como o valor das horas extras, as exigências para a contratação de subempreiteiros, o banco de horas, a possibilidade de contratação de seguro de vida, a possibilidade de opção pelo plano de saúde do Seconci-SP e a formação de duas comissões paritárias: uma para a elaboração de propostas que contribuam para erradicar o déficit habitacional e criar empregos formais, e outra para discutir metodologias, formas e modalidades de pagamento da participação dos trabalhadores nos resultados das empresas.

As disposições da convenção valem para os municípios abrangidos pelos sindicatos de trabalhadores da construção civil de Araras, Araraquara, Assis, Barra Bonita, Barretos, Campos do Jordão, Capivari, Cruzeiro, Duartina e região, Franca, Itapeva, Itatiba, Itu, Jaboticabal, Jaú, Marília, Mirassol e Votuporanga, Mococa, Mogi Guaçu, Estiva, Espírito Santo do Pinhal, Itapira, São João da Boa Vista, Aguaí e Santo Antonio do Jardim (SP), Ourinhos, Panorama, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba e região.

O SindusCon-SP continua em negociações com outros sindicatos do interior do Estado, com vistas à assinatura de novos acordos. A convenção coletiva para os trabalhadores da capital paulista já foi assinada, também com reajuste de 8,51%.

Gazeta Mercantil

20-05-2008 12:30:08